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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alimentos que Aumentam a Longevidade

Bom dia gente!
Vocês sabem, que não é de hoje que o mundo busca soluções o tempo inteiro para combater os males da velhice...
E assim, buscam maior expectativa e qualidade de vida.
Então, encontramos aqui algumas dicas que poderemos seguir no dia- a- dia.
Uva, café e chá aumentam longevidade
Uva, café e chá aumentam longevidade - 1 (© Foto: Thinkstock)
Uva, ameixa, café e hortaliças verde-escuras fazem parte de sua alimentação diária? Pois saiba que estes alimentos estão relacionados a uma vida mais longa. É o que diz um estudo científico, publicado em outubro de 2013 no Journal of Nutrition, ligando o consumo de alimentos ricos em polifenóis com a longevidade. Presentes em frutas, legumes e cereais, é preciso consumir uma quantidade maior ou igual a 670 mg por dia de alimentos com a substância para garantir aumento da expectativa de vida, segundo o estudo.
“Além do aumento da longevidade, os alimentos ricos em polifenóis atuam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, colesterol, hipertensão”..
 E, uma vez prevenindo doenças crônicas, indiretamente reduzem o número de óbitos, segundo afirmam os estudiosos dos polifenóis.
Alimentos fontes de polifenóis
Os polifenóis são compostos encontrados em hortaliças, frutas, vegetais, cereais, chás, café, nozes, legumes, cereais, cacau, vinho, suco de frutas e soja. Segundo a nutricionista, tais alimentos estão ligados ao aumento da expectativa de vida por serem ricos em antioxidantes.
“O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres danosos no organismo, já que estes oxidam a célula causando o envelhecimento”. Têm, ainda, propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.
Uva, café e chá aumentam longevidade - 1 (© Foto: Thinkstock)
Inclua polifenóis na sua dieta É indicado consumir uma quantidade maior ou igual a 670 mg por dia de alimentos com a substância para o resultado ser efetivo. Veja opções:
Frutas escuras – Ameixa, uva, açaí e morango, além do suco da uva.
Hortaliças verde-escuras – Como espinafre, agrião e couve.
Outras opções – Cereais integrais, grão da soja, ameixa preta, cacau, nozes, café verde (vendido em cápsulas), café tradicional, além dos chás feitos com a própria planta, como verde, erva-mate, preto, camomila, erva-doce e boldo.
Uva, café e chá aumentam longevidade - 1 (© Foto: Thinkstock)
 
Combinações A nutricionista apresenta uma opção de alimento com polifenóis para cada período de refeição. “Entre as opções, você pode tomar café de manhã com pão integral e geleia de morango ou ameixa. No almoço, comer hortaliças verde-escuras com arroz integral, carne magra e um copo de suco de uva integral. Durante a tarde, inclua ameixa fresca nos lanches periódicos”.
Tratamento de doenças crônicas
A especialista afirma que a expectativa de vida do brasileiro aumentou na mesma medida que as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia (colesterol acima do normal), e que os alimentos indicados podem atuar no controle dessas doenças.
“Pela longevidade, as pessoas têm se preocupado mais com a alimentação e tendo mais hábitos saudáveis, como praticar exercícios, não fumar e não ingerir álcool. Junto disso, os alimentos podem auxiliar no tratamento das doenças crônicas, mas não que seja a cura”, alerta.

Sei que não é fácil no stress do dia-a-dia, optar por alimentos sempre saudáveis...
Mais vale o esforço e preocupação; já que de certeza o futuro será bem melhor.
 
 
 

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